
Combinação com regeneração óssea guiada


Desafio Clínico
Um caso difícil de reabilitação oral com um desafio particular nas regiões 15 e 16. O paciente sofreu um acidente de carro alguns anos antes e foi atingido nesta área. Isso resultou em uma alteração anatômica do seio com perda parcial da parede do seio vestibular e tecido cicatricial dentro de parte do seio.
Vista oclusal pré-operatória
Adaptada ao tamanho adequado a Geistlich Bio-Gide ® </ sup> cobre o tecido fibrótico presente na parte superior do seio.
Geistlich Bio-Gide ® </ sup> adaptada para reconstrução da crista e estabilizada com tachinhas ósseas colocadas apicalmente na janela do seio.
Posição final da Geistlich Bio-Gide® usada para isolar tecido fibrótico causado por trauma prévio.
Geistlich Bio-Oss® colocado dentro do seio e também corrigindo a deficiência óssea no primeiro terço da crista.
Posição final da Geistlich Bio-Gide ® </ sup>. Foi posicionada vestibularmente com tachinhas e acondicionada sob o retalho palatino. Nota: peças restantes foram usadas para isolar adicionalmente a área bucal.
Pós-operatório imediato, uma combinação de colchoeiro horizontais e suturas simples interrompidas.
Visão oclusal do tecido regenerado na cirurgia de implante, 10 meses após o enxerto ósseo.
Posição do implante. Note que os implantes de diâmetro reduzido (3,25 x 10 mm e 3,25 x 8 mm) foram utilizados devido ao espaço limitado na região desdentada.
Suturas após a colocação do implante.
Radiografia panorâmica 3 anos após o enxerto ósseo. Observe a estabilidade do tecido regenerado e que ambos os lados foram restaurados.
Resultado clínico
Objectivos
- Desafiador devido a variações anatômicas causadas por acidente de carro.
- Elevação do assoalho do seio com abordagem pela janela lateral em combinação com uma regeneração óssea guiada.
- Colocação do implante em 10 meses após o aumento ósseo.
Conclusões
- Tratamento de elevação do assoalho do seio em dois estágios.
- A elevação do assoalho do seio em combinação com uma regeneração óssea guiada usando Geistlich Bio-Oss® e Geistlich Bio-Gide® leva a um volume ósseo estável para a colocação do implante.
Objetivo / Técnica
Durante a reflexão do retalho, o tecido cicatricial foi dissecado e parte dele removido. Após essa etapa, uma membrana Geistlich Bio-Gide® foi colocada para isolar o tecido fibrótico presente na parte superior do seio. Em seguida, a membrana sinusal foi elevada na região medial do seio. A cavidade sinusal foi preenchida com Geistlich Bio-Oss®, que também foi usado para regenerar a deficiência da crista. A Geistlich Bio-Gide® foi estabilizado bucalmente com aderência óssea e fixada no palato.
Conclusão
Essa abordagem foi capaz de regenerar tanto o seio quanto a altura óssea em uma cirurgia.