
Elevação na presença de um pseudo-cisto antral e colocação simultânea de implante

Desafio Clínico
Um homem de meia-idade veio à clínica para a colocação de implantes. A radiografia panorâmica mostrou uma sombra nebulosa na região do seio maxilar direito. A CBCT foi tirada para avaliações futuras e revelou uma radiopacidade em forma de cúpula. A impressão radiográfica foi um pseudocisto antral. Na região do 1º molar, a altura óssea residual foi suficiente para evitar uma abordagem lateral da janela. Mas a morfologia da crista residual na área do 1º molar e a presença de um pseudocisto antral não foram indicadores favoráveis para a elevação do assoalho do seio transcrestral.
Imagem pre-operatória intraoral mostrando a situação inicial
Na CBCT pré-operatória, foi observado um pseudocisto antral.
Após a preparação da janela lateral, foi observada uma perfuração na membrana Schneideriana .
Foi realizada a elevação cuidadosa da membrana do lado oposto à perfuração.
A elevação ao redor da perfuração foi realizada sem extender a perfuração.
O pseudocisto antral foi aspirado com uma agulha através da perfuração da membrana.
Geistlich Bio-Gide® foi colocada para reparar a perfuração. Dois cortes horizontais foram feitos no ¼ superior. Esta parte superior foi colocada fora da cavidade sinusal na parede lateral.
A Geistlich Bio-Gide® foi aplicada para cobrir a perfuração na membrana Schneideriana. O ¼ da Geistlich Bio-Gide® foi colocado fora da cavidade e a parte inferior foi inserida no interior.
Aplicação fácil e rápida do Geistlich Bio-Oss Pen® na cavidade. Por favor note que a ¼ parte superior da Geistlich Bio-Gide® foi mantida no lugar pela ponta do Geistlich Bio-Oss Pen®.
A janela óssea foi recolocada na posição original cobrindo a janela lateral.
Imagem radiográfica pós-operatória. A área com o assoalho aumentado do seio e os 2 implantes dentais colocados simultaneamente são visíveis.
Resultado Clínico
Objetivos
- Elevação lateral do seio maxilar Geistlich Bio-Oss Pen® e Geistlich Bio-Gide®.
- Aumento simultâneo à colocação dos implantes nas regiões do 16 e 17.
- Aspiração de uma pequena lesão cística na cavidade do seio.
Conclusões
- Tratamento de elevação do assoalho do seio em estágio único
- Resultado clínico muito promissor com o uso de Geistlich Bio-Oss Pen® e Geistlich Bio-Gide®.
- Geistlich Bio-Gide®é muito adequada para reparar uma membrana Schneideriana perfurada.
Objetivo / Técnica
Para assegurar que a radiopacidade não passasse de um pseudo-cisto antral, foi planejada a elevação do assoalho do seio via janela lateral. Depois de abrir uma janela óssea, consegui aspirar a pequena lesão cística com muco amarelado. Durante o procedimento, uma perfuração foi encontrada e reparada com sucesso com a Geistlich Bio-Gide®.
Conclusão
Geistlich Bio-Gide®é utilizadapor devido à sua fácil manipulação e sua boa adesão à membrana Schneideriana, um ótimo produto para o reparo de perfuração e deve ser devidamente cortada e posicionada para garantir que ela se espalhe o suficiente para cobrir completamente a perfuração.