
Elevação lateral do assoalho do seio maxilar com uma fenestração óssea do assoalho do seio.


Desafio clínico
A paciente descrita nesse caso é uma senhora de 56 anos, não fumante e com um bom estado geral de saúde. Ela reportou uma história de extração dental no lado direito, na região posterior da maxila há 3 meses. O plano de tratamento prevê uma restauração protética fixa e, para atingir esse objetivo, foi realizado um procedimento cirúrgico de aumento do seio antes da colocação do implante.
Imagem pre-operatória da região a ser tratada
Aplicação da Geistlich Bio-Gide® para selar a fenestração óssea no assoalho do seio
Cobertura do defeito ósseo na assoalho do seio com a Geistlich Bio-Gide®.
Fechamento do defeito ósseo no assoalho do seio com a Geistlich Bio-Gide® antes do preenchimento da cavidade do assoalho do seio.
Aumento do seio maxilar usando o Geistlich Bio-Oss®.
A janela lateral da cavidade do seio é coberta com Geistlich Bio-Gide®.
Imagem de radiografia panorâmica após follow-up de oito meses antes da reentrada e colocação do implante.
Situação clínica e volume ósseo na área enxertada após 8 meses.
Colocação do implante no assoalho aumentado do seio
4 meses após a colocação do implante foi instalada a prótese final de três elementos (Dr. Álvaro Martins/Goiânia, Brazil).
Radiografia periapical final após 12 meses.
Resultado clínico
Objetivos
- Elevação do assoalho do seio com atécnica da janela lateral
- Prótese fixa na região posterior da maxila
- Elevação do seio maxilar previamente a colocação do implante.
Conclusões
- Tratamento de elevação do seio maxilar em dois estágios.
- Esse caso clínico mostra excelente comportamento osseocondutivo do Geistlich Bio-Oss® e uma cicatrização sem complicações da Geistlich Bio-Gide®.
- Ótimo resultado protético devido à excelente osseointegração do implante na área enxertada.
Objetivo / Técnica
Um retalho de espessura total foi realizado para expor a parede lateral do seio. Após realizada a osteotomia, a membrana do seio foi cuidadosamente elevada e foi criado um espaço para a colocação do enxerto abaixo da membrana. Em seguida uma membrana Geistlich Bio-Gide® foi usada para fechar a fenestração na parede óssea inferior do seio. O material de enxerto Geistlich Bio-Oss® foi gentilmente acomodado na cavidade do seio, seguido pela colocação da Geistlich Bio-Gide® modelada e posicionada para cobrir a janela lateral. Após 8 anos, um implante dental foi colocado na região do enxerto. A reabilitação protética foi realizada 4 meses após a instalação do implante.
Conclusão
Este caso clínico, com 12 meses de follow-up, mostrou o emprego de Geistlich Bio-Oss® e Geistlich Bio-Gide® ma elevação do seio maxilar com o intuito de realizar uma reabilitação com implantes dentais. O resultado protético favorável confirma as excelentes propriedades de osseocondutividade para a osseointegração.