
Elevação com ampla perfuração da membrana

Desafio Clínico
Neste caso um follow-up de longo prazo de um aumento do assoalho do seio maxilar foi realizado. Uma ampla perfuração da membrana Schneideriana foi reparada usando a Geistlich Bio-Gide® e plasma rico em fibrina (PRF), e o enxerto no assoalho do seio maxilar foi realizado com particulas de Geistlich Bio-Oss®. Uma mulher de 61 anos veio ao consultório e questionou sobre uma prótese implanto-suportada do lado esquerdo nas regiões de segundo pré-molar e primeiro molar. A área edêntula possuia uma altura óssea de 4-5 mm. A elevação do seio maxilar foi planejada e os implantes colocados após 7 meses. Durante a abertura da janela lateral do seio, ocorreu uma perfuração na membrana Schneideriana causada por um instrumento rotatório, devido a membrana Schneideriana ser extremamente fina. Para reparar completamente a perfuração no local a Geistlich Bio-Gide® e o PRF foram usados para cobrir a perfuração. Depois o seio maxilar foi elevado com 1 g de Geistlich Bio-Oss® particulado. O implante foi colocado 7 meses após o enxerto com uma boa estabilidade primária. A prótese foi colocada 4 meses após a implantação. Após um período de follow-up de 2 anos, o implante não mostrou reabsorção óssea marginal, o enxerto ósseo mostrou uma alteração mínima de volume e um bom suporte para os implantes.
Regiões 25, 26 planejadas para aumento do seio maxilar pela técnica lateral e implantação tardia.
Imagens intraoperatórias mostram a janela do seio e uma ampla perfuração na membrana de tamanho 5x10 mm na borda inferior da janela.
Imagem intraoperatória após levantamento da membrana e cobertura da perfuração da membrana sinusal com plasma rico em fibrina (PRF).
Geistlich Bio-Gide® cobre o PRF antes do preenchimento com o material de enxerto.
Geistlich Bio-Oss® foi usado como material de enxerto, o qual foi misturado ao plasma rico em fibrina e usado para o preenchimento do espaço criado com o levantamento do seio.
A visão intraoral mostra ferida pós-operatória imediata.
A radiografia periapical imediatamente pós-operatória mostra material de enxerto Geistlich Bio-Oss ® </ sup> distribuído na área aumentada.
CT Cone beam aos sete meses de pós-operatório apresentou melhor densidade de área aumentada e os grânulos de Geistlich Bio-Oss <+ sup> foram agregados em conjunto e confinados à zona de reparo.
7 meses após o aumento do seio, a colocação do implante foi planejada. A área aumentada mostra os grânulos Geistlich Bio-Oss ® em densidade mais alta em comparação com a situação pós-operatória imediata.
7 meses após o aumento do seio, dois implantes com estabilidade primária foram colocados. A área aumentada mostra grânulos Geistlich Bio-Oss ® </ sup> bem integrados, circundados por osso neoformado.
Um ano após o aumento do seio, uma restauração completa da coroa foi realizada.
Resultado Clínico
Objetivos
- Elevação do seio maxilar usando Geistlich Bio-Oss® e Geistlich Bio-Gide®.
- Reparo de uma ampla perfuração na membrana Schneideriana com a Geistlich Bio-Gide®.
Conclusões
- Tratamento de elevação do seio em 2 estágios.
- Suporte ósseo efetivo e volume ósseo estável com o uso de Geistlich Bio-Oss®.
- Aplicação efetiva da Geistlich Bio-Gide® em uma ampla perfuração da membrana Schneideriana.
Objetivo / Técnica
Para demonstrar a eficiência da Geistlich Bio-Gide® para reparar uma ampla perfuração na membrana Schneideriana e uma boa estabilidade de longo prazo usando grânulos de Geistlich Bio-Oss® nos procedimentos de enxerto no seio, mostrando uma alteração mínima de volume.
Conclusão
Geistlich Bio-Gide® é efetivamente usada para reparar perfurações na membrana do seio e o aumento do seio com Geistlich Bio-Oss® em grânulos é efetivo no suporte ósseo e estabilidade de volume.