
Tratamento periodontal
A doença periodontal está caracterizada pela destruição de tecido periodontal. Se as medidas de tratamento não-cirúrgico da fase I como educação do paciente, controle da placa, planejamento de raspagem e aplainamento radicular falharem, é necessário partir para soluções cirúrgicas.
O uso de biomateriais em regeneração tecidual guiada (RTG) é mais eficiente que o desbridamento de retalho aberto sozinho para tratamento de defeitos periodontais1. No que diz respeito a esse procedimento, o defeito é preenchido com substituto ósseo natural Geistlich Bio-Oss® (Collagen) e coberto com a membrana de colágeno Geistlich Bio-Gide® (Perio).
O substituto ósseo natural deve:
- Preencher o defeito ósseo e reduzir a profundidade alveolar
- Gerar níveis maiores de inserção clínica
- Estimular a regeneração e preservar o osso do paciente e ligamento periodontal
A membrana de barreira de colágeno deve:
- Estabilizar o enxerto ósseo
- Prevenir crescimento epitelial
- Permitir a recolonização de células ósseas no defeito
Maior ganho de inserção com Geistlich Bio-Oss® e Geistlich Bio-Gide® Perio
O uso de material substituto ósseo Geistlich juntamente com a membrana de colágeno natural Geistlich Bio-Gide® Perio leva significativamente a melhores resultados que o desbridamento de retalho aberto isolado. Os dados de cinco anos mostram nível mais elevados de inserção clínica e maior redução de profundidade alveolar1.
Regeneração tecidual guiada (RTG): A redução de profundidade alveolar (PA) foi significativamente maior no grupo teste que no grupo controle com desbridamento do retalho aberto isolado, (p≤ 0,05) ambos após 1 ano e após 5 anos.1
Referências:
- Sculean A, et al.: J Clin Periodontol 2007; 34(1): 72-77.
