
Combinação com 3D via técnica de F. Khoury

Desafio clínico
A cavidade do seio pneumatizado foi localizada na região anterior da maxila. Devido à crista alveolar atrófica, foi impossível posicionar o implante em uma posição correta para obter uma reabilitação estética adequada.
Radiografia pré-operatória: corte panorâmico da tomografia computadorizada mostrando seio pneumatizado na área canina, combinado com uma fatia coronal (nº 49) destacando uma crista alveolar atrófica.
Vista vestibular intra-oral mostrando uma crista alveolar atrófica.
Elevação do assoalho do seio com uma abordagem lateral minimamente invasiva preenchida com partículas de Geistlich Bio-Oss ®.
Reconstrução da crista alveolar com bloqueio ósseo (técnica de F. Khoury). Após a fixação do bloqueio ósseo, o espaço residual foi preenchido com uma mistura de 50% de osso autógeno e 50% de Geistlich Bio-Oss ®.
Cruz modificada e suturas em U para manter o retalho hermético.
Radiografia pós-operatória de 6 meses: corte panorâmico da tomografia computadorizada mostrando o resultado do enxerto sinusal combinado com uma fatia coronal (n ° 53) destacando uma reconstrução óssea horizontal.
Segunda cirurgia aos 6 meses de pós-operatório: o parafuso de osteossíntese é removido e os implantes dentários são colocados na posição 3D correta de acordo com o projeto estético.
Vista intraoral 12 meses de pós-operatório mostrando a 3ª cirurgia: restauração provisória e prótese
combinado com um enxerto de tecido conjuntivo bilateral do palato. 1 </ sup>
Radiografia pós-operatória de 15 meses mostrando a prótese temporária em função.
Vista intraoral oclusal de 15 meses de pós-operatório mostrando o volume de tecido reconstruído e a colocação do implante.
Radiografia pós-operatória de 6 anos mostrando volume ósseo estável.
Resultado Clínico
Objectives
- Elevação posterior do assoalho do seio em combinação com a regeneração óssea com 3D usando a técnica de F. Khoury.
- Restauração protética fixa na área superior e anterior.
Conclusões
- Tratamento de elevação do seio em 2 estágios
- A elevação do assoalho do seio usando o Geistlich Bio-Oss® mantém a estabilidade a longo prazo do volume ósseo aumentado.
- A utilização de partículas Geistlich Bio-Oss® em combinação com fragmentos de ossos autólogos limita a taxa de reabsorção do local aumentado.
Objetivo / Técnica
A elevação do assoalho do seio lateral com Geistlich Bio-Oss® foi realizada na área do canino / pré-molar direito. Neste caso, a abordagem da janela minimamente invasiva permite um melhor suprimento sanguíneo na região reconstruída.
Após a elevação do assoalho do seio, a reconstrução da crista alveolar foi realizada com 3D usando a técnica de F. Khoury. O bloco ósseo foi colhido do ramo. Após a preparação dos dois blocos, cada um foi fixado com um parafuso na área frontal superior. Os espaços residuais entre e ao redor dos blocos foram preenchidos com uma mistura de partículas Geistlich Bio-Oss® e fragmentos de ossos autógenos.
Conclusão
O enxerto com partículas de Geistlich Bio-Oss® na cavidade sinusal mantém a estabilidade a longo prazo do volume ósseo regenerado. Ele fornece ao paciente uma solução confortável e previsível.
Reconstruir a crista alveolar com 3D através da técnica de F. Khoury em combinação com o uso de Geistlich Bio-Oss® minimiza o volume / tamanho do bloco ósseo colhido. Devido à lenta taxa de reabsorção das partículas de Geistlich Bio-Oss®, o volume ósseo é mantido e, portanto, o resultado estético.
Referência:
- Hürzeler MB1, Weng D. 1999. Int J Periodontics Restorative Dent. Jun;19(3):279-87 .(clinical study)