
Elevação Lateral do Seio com 20 anos de follow-up

Desafio Clínico
Paciente do sexo feminino, 62 anos, saudável, foi encaminhada ao centro cirúrgico de Schwartz-Arad para extração do primeiro molar superior direito. Este caso clínico foi realizado em 1997 com um período de acompanhamento de 20 anos. A região de interesse é o molar superior direito. Nesta região, o 1º molar superior direito era intratável devido a um defeito endo-perio. Os primeiros e segundos pré-molares superiores direitos também estavam faltando. A ponte existente incluía o canino superior direito e o primeiro molar. O rebordo alveolar disponível não foi suficiente para a colocação do implante devido à pneumatização do seio maxilar direito e do dente endosuperior. O paciente veio para um tratamento para obter uma restauração protética fixa. O desafio clínico foi reconstruir simultaneamente o volume da crista na dimensão vertical por meio de um procedimento de aumento do seio e preservação do rebordo no momento da extração dentária, para a colocação de implantes no segundo estágio.
Vista panorâmica pré-operatória radiológica em 1997. A região de interesse está do lado direito.
Imagem pré-operatória clínica do lado direito em 1997.
Aumento do seio maxilar direito, com grave perfuração da membrana Schneideriana, antes do uso de Geistlich Bio-Oss® e Geistlich Bio-Gide ® </ sup>.
Vista intra-operatória após colocação da Geistlich Bio-Gide na cavidade do seio maxilar para correção da perfuração da membrana Schneideriana.
Vista intra-operatória após a colocação do Geistlich Bio-Oss ® </ sup> na cavidade do assoalho do seio.
Reposicionamento da janela lateral, cobrindo a janela lateral com uma Geistlich Bio-Gide, colocação do implante na região 14 e preservação do rebordo na região 15, 16.
Vista oclusal 5 meses após o aumento do assoalho do seio com Geistlich Bio-Oss ® </ sup> e Geistlich Bio-Gide ® </ sup>.
5 meses após a situação clínica de aumento do assoalho do seio no momento em que os implantes foram colocados.
Situação clínica 5 meses após o aumento do seio e após a colocação do implante.
Após restauração permanente, visão de acompanhamento de 2,5 anos da situação clínica.
Imagem radiológica após 20 anos de acompanhamento com volume ósseo estável no lado direito.
Resultado Clínico
Objectivos
- Elevação do assoalho do seio através da janela lateral.
- Aumento ósseo da cavidade do seio maxilar previa à colocação do implante após 5 meses.
Conclusões
- Tratamento de elevação do assoalho do seio em dois estágios.
- Elevação do seio usando Geistlich Bio-Oss® e Geistlich Bio-Gide® leva a um sucesso clínico de longo prazo.
- Situação perfeita após 20 anos de follow-up.
Objetivo/ Técnica
Procedimento de aumento do seio via abordagem da janela lateral1
Pré-medicação oral profilática de amoxicilina (1 g) e dexametasona (8 mg) uma hora antes do procedimento e aplicação local de clorexidina a 0,5% por 2 min. Uma incisão foi feita na crista alveolar e uma incisão vertical distal à tuberosidade foi feita para permitir que a extração óssea desta área fosse misturada com o Geistlich Bio-Oss®. Uma janela foi cortada através do córtex da parede lateral do seio usando uma broca óssea redonda de baixa velocidade. Neste ponto, a membrana sinusal foi cuidadosamente elevada do assoalho do seio e da parede do seio medial. Geistlich Bio-Gide® foi usada para reparar a perfuração. Como a estabilidade primária do implante não pôde ser atingida, um implante de 2 estágios tardio foi realizado 5 meses depois. O compartimento do seio maxilar foi aumentado com Geistlich Bio-Oss®. A parede lateral fenestrada do seio maxilar foi coberta com uma Geistlich Bio-Gide® e o retalho mucoperiosteal reposicionado e suturado com um Vicryl 3.0
Conclusão
Este caso, com 20 anos de follow-up, é apenas um exemplo de muitos pacientes com cristas alveolares insuficientes, tratados no centro cirúrgico de Schwartz-Arad com Geistlich Bio-Oss®. O aumento ósseo usando Geistlich Bio-Oss® e Geistlich Bio-Gide® para o procedimento de aumento do seio é uma abordagem de tratamento previsível a longo prazo. Além disso, a perfuração da membrana sinusal não influenciou negativamente o sucesso do implante quando corrigida com a Geistlich Bio-Gide®.
Referências:
- Schwartz-Arad D et al. 2004. J Periodontol. Apr;75(4):511-6. (clinical study)