Elevação na presença de um pseudo-cisto antral e colocação simultânea de implante

12_Prof_Kwon.jpg
Prof. Yong-Dae Kwon
Seoul, South Korea

  

Desafio Clínico

Um homem de meia-idade veio à clínica para a colocação de implantes. A radiografia panorâmica mostrou uma sombra nebulosa na região do seio maxilar direito.  A CBCT foi tirada para avaliações futuras e revelou uma radiopacidade em forma de cúpula.  A impressão radiográfica foi um pseudocisto antral. Na região do 1º molar, a altura óssea residual foi suficiente para evitar uma abordagem lateral da janela. Mas a morfologia da crista residual na área do 1º molar e a presença de um pseudocisto antral não foram indicadores favoráveis para a elevação do assoalho do seio transcrestral.

  

Resultado Clínico

Objetivos

  • Elevação lateral do seio maxilar Geistlich Bio-Oss Pen® e Geistlich Bio-Gide®.
  • Aumento simultâneo à colocação dos implantes nas regiões do 16 e 17.
  • Aspiração de uma pequena lesão cística na cavidade do seio.

Conclusões

  • Tratamento de elevação do assoalho do seio em estágio único
  • Resultado clínico muito promissor com o uso de Geistlich Bio-Oss Pen® e Geistlich Bio-Gide®.
  • Geistlich Bio-Gide® é muito adequada para reparar uma membrana Schneideriana perfurada.

Objetivo / Técnica

Para assegurar que a radiopacidade não passasse de um pseudo-cisto antral, foi planejada a elevação do assoalho do seio via janela lateral.  Depois de abrir uma janela óssea, consegui aspirar a pequena lesão cística com muco amarelado. Durante o procedimento, uma perfuração foi encontrada e reparada com sucesso com a Geistlich Bio-Gide®.

Conclusão

Geistlich Bio-Gide® é utilizadapor devido à sua fácil manipulação e sua boa adesão à membrana Schneideriana, um ótimo produto para o reparo de perfuração e deve ser devidamente cortada e posicionada para garantir que ela se espalhe o suficiente para cobrir completamente a perfuração.