Elevação com ampla perfuração da membrana

14_Prisana_01.jpg
Assoc. Prof. Prisana Pripatnanont
Hatyai, Thailand

  

Desafio Clínico

Neste caso um follow-up de longo prazo de um aumento do assoalho do seio maxilar foi realizado. Uma ampla perfuração da membrana Schneideriana foi reparada usando a Geistlich Bio-Gide® e plasma rico em fibrina (PRF), e o enxerto no assoalho do seio maxilar foi realizado com particulas de Geistlich Bio-Oss®. Uma mulher de 61 anos veio ao consultório e questionou sobre uma prótese implanto-suportada do lado esquerdo nas regiões de segundo pré-molar e primeiro molar. A área edêntula possuia uma altura óssea de 4-5 mm. A elevação do seio maxilar foi planejada e os implantes colocados após 7 meses. Durante a abertura da janela lateral do seio, ocorreu uma perfuração na membrana Schneideriana causada por um instrumento rotatório, devido a membrana  Schneideriana ser extremamente fina. Para reparar completamente a perfuração no local a  Geistlich Bio-Gide® e o PRF foram usados para cobrir a perfuração. Depois o seio maxilar foi elevado com 1 g de Geistlich Bio-Oss® particulado. O implante foi colocado 7 meses após o enxerto com uma boa estabilidade primária. A prótese foi colocada 4 meses após a implantação. Após um período de follow-up de 2 anos, o implante não mostrou reabsorção óssea marginal, o enxerto ósseo mostrou uma alteração mínima de volume e um bom suporte para os implantes.

  

Resultado Clínico

Objetivos

  • Elevação do seio maxilar usando Geistlich Bio-Oss® e Geistlich Bio-Gide®.
  • Reparo de uma ampla perfuração na membrana Schneideriana com a  Geistlich Bio-Gide®.

Conclusões

  • Tratamento de elevação do seio em 2 estágios.
  • Suporte ósseo efetivo e volume ósseo estável com o uso de Geistlich Bio-Oss®.
  • Aplicação efetiva da Geistlich Bio-Gide® em uma ampla perfuração da membrana Schneideriana.

Objetivo / Técnica

Para demonstrar a eficiência da Geistlich Bio-Gide® para reparar uma ampla perfuração na membrana Schneideriana e uma boa estabilidade de longo prazo usando grânulos de Geistlich Bio-Oss® nos procedimentos de enxerto no seio, mostrando uma alteração mínima de volume.

Conclusão

Geistlich Bio-Gide® é efetivamente usada para reparar perfurações na membrana do seio e o aumento do seio com Geistlich Bio-Oss® em grânulos é efetivo no suporte ósseo e estabilidade de volume.