Lateral Sinus Floor Elevation

13_Valentini.jpg
Dr. Pascal Valentini
Paris, France

  

Desafio Clínico

Uma elevação do assoalho do seio maxilar foi conduzida utilizando a técnica da janela lateral. Dois implantes foram colocados após 4-6 meses.

Objetivo/técnica

Os implantes modernos , que possuem um micro-fio e uma forma cônica, permitem estabilidade primária a uma altura de osso de 2-3 mm. Assim, a implantação simultânea e o aumento ósseo podem ser realizados com mais frequência do que no passado. O procedimento simultâneo não deve ser escolhido se a qualidade do osso for ruim. Isso inclui ausência de osso cortical ou defeitos profundos na crista do rebordo. Nesse caso, uma abordagem em etapas deve ser escolhida.

Quando o implante e o aumento são realizados ao mesmo tempo, geralmente colocamos carga nos implantes 6 meses após a implantação. Investigações clínicas em andamento estão analisando se a redução desse processo de cura para 4 meses é possível.

Conclusões

Estou mantendo o diâmetro da janela lateral o menor possível para permitir a maior superfície de contato entre o Geistlich Bio-Oss® e a parede óssea. Além disso, fornece estabilidade para o substituto ósseo. A janela é, portanto, um pouco maior que o diâmetro da seringa que uso para inserir o Geistlich Bio-Oss® na cavidade subantral.

No caso de uma membrana sinusal perfurada, a membrana sinusal deve ser cuidadosamente destacada da parede óssea a uma distância razoável da perfuração, afrouxando assim a tensão da membrana e reduzindo o tamanho da perfuração. Uma Geistlich Bio-Gide® seca deve ser colocada posteriormente sobre a perfuração. Somente depois que a Geistlich Bio-Gide® estiver posicionada, um instrumento plano pode ser usado para umedecer a Geistlich Bio-Gide® ”.

Eu dispenso inteiramente com o uso de osso autógeno no aumento do assoalho do seio. Vários estudos clínicos com análise histomorfométrica demonstraram que o uso de osso autógeno apenas, ou em combinação com substitutos ósseos, não leva a uma melhora do resultado clínico.1 O enxerto de osso autógeno, no entanto, amplia o tempo de operação, cria um novo local cirúrgico e complica o curso da cirurgia. O sucesso do uso do Geistlich Bio-Oss® sozinho no aumento do assoalho do seio tem sido demonstrado em várias publicações.2-4 Ainda assim, asseguro-me de manter o Geistlich Bio-Oss® em contato próximo com as paredes ósseas. Nesses locais de contato, novos ossos crescerão. Portanto, eu uso  grânulos pequenos de Geistlich Bio-Oss® (0,25-1 mm de tamanho de partícula).

Referências:

  1. Del Fabbro M, et al.: R.; Int J Periodontics Restorative Dent 2004, 24: 565-77.
  2. Valentini P, Abensur D: Int J Oral Maxillofac Implants 2003; 18: 556-60.
  3. Hallmann M, et al.: Int J Oral Maxillofac Implants 2002; 17: 635-43.
  4. Valentini P, et al.: Int J Periodontics Restorative Dent 2000;20(3): 245-53.