
Elevação lateral do seio maxilar com 13 anos de follow-up

Desafio Clínico
Uma paciente de 63 anos do sexo feminino apresenta pouca esperança em seus dentes superiores e um desejo de receber uma reconstrução fixa. Um caso em estágios foi planejado com os caninosusados como abutments para uma prótese fixa provisória enquanto se realizava um aumento do seio e posterior implantação tardia. O caso foi apresentado com 1-2mm de osso residual na região dos molares. Durante a cirurgia de aumento do seio, a fina membrana Schneideriana membrane no lado direito foi extremamente rompida. Um procedimento de reparo da membrana de colágeno foi realizado e a elevação bilateral do seio maxilar foi finalizada com Geistlich Bio-Oss® exclusivamente e uma membrana Geistlich Bio-Gide® para cobrir a janela lateral do seio. Após um atraso prolongado (financeiro), os implantes foram colocados nos seios enxertados e um núcleo ósseo foi colhido através da janela lateral. Os dentes anteriores foram extraídos e um provisório foi extendido aos implantes posteriores. Os implantes foram colocados tardiamente na região dos caninos e a prótese final foi confeccionada. Foi realizado um follow-up final após 13 anos da realização da cirurgia no seio maxilar.
Radiografdia panorâmica pré-operatória vista após extração dentária posterior
Imagem radiológica paraxial pré-operatória do seio direito mostrando osso crestal limitado de 1 a 2mm.
Vista intraoperatória do seio direito mostrando extensa perfuração e início do reparo com "struts" de sutura.
Conclusão do reparo com uma membrana de colágeno e aderências ósseas.
Assoalho do seio aumentado com Geistlich Bio-Oss® antes da colocação da membrana Geistlich Bio-Gide® para cobrir a janela lateral.
Radiografia panorâmica pós-operatória de 1 ano mostrando ambas as áreas aumentadas.
Radiografia paraxial de 1 ano do seio direito mostrando excelente contenção do enxerto.
Núcleo ósseo foi retirado entre os implantes distais do lado direito (seta vermelha) antes da radiografia de colocação do implante após 1 ano de elevação do assoalho do seio.
Imagem histológica do núcleo ósseo colhido mostrando 31% de osso neoformado (laranja escuro), 25% Geistlich Bio-Oss® partículas (laranja claro) e 44% de osso medular.
Situação radiológica pós-operatória após 1,5 anos. Dentes anteriores removidos, fixações caninas colocadas e provisórias em dispositivos sinusais.
Imagem radiológica mostrando a prótese final no local após 10 anos.
Resultado Clínico
Objetivos
- Elevação do assoalho do seio com 100% Geistlich Bio-Oss® e Geistlich Bio-Gide® com apenas 1–2mm de remanescente ósseo.
- Reconstrução maxilar fixa em ambos os lados.
- Colocação bem sucedida do implante 1 ano após elevação do assoalho do seio.
Conclusões
- Tratamento de elevação do seio maxilar em dois estágios.
- Elevação bem-sucedida do assoalho sinusal com pneumatização severa com Geistlich Bio-Oss® e Geistlich Bio-Gide® mostra volume ósseo estável após 13 anos de acompanhamento.
Objetivo / Técnica
Existem 3 desafios interessantes nesse caso:
- Aumento de seio realizado com100% Geistlich Bio-Oss® com apenas 1–2mm de altura óssea remanescente
- Atingindo um resultado de sucesso diante de uma extensa perfuração
- Assumindo alguma perda do osso crestal existente devido à formação da largura biológica, os implantes molares foram instalados com o Geistlich Bio-Oss® provavelmente na crista por quase 10 anos.
Conclusão
- Casos com pneumatização severa podem ser enxertados com Geistlich Bio-Oss® como o único material de enxertia.
- O Geistlich Bio-Oss® isolado, coberto com uma membrana Geistlich Bio-Gide® proporciona resultados bem-sucedidos em situações clínicas comprometidas. A avaliação histomorfométrica mostrou 31% de osso vital com todos os implantes com sucesso por quaisquer diretrizes.
- O Geistlich Bio-Oss® exposto na crista não resultou em peri-implantite.