
AMIC® Chondro-Gide®
AMIC® Chondro-Gide® é um procedimento minimamente invasivo de único passo cirúrgico que pode ser realizado através de uma mini-artrotomia ou por via artroscópica. Desevolvida pela Geistlich Surgery em colaboração com cirurgiões pioneiros na Europa, esta técnica demonstrou ser eficaz em reparar lesões condrais e osteocondrais no joelho, tálus e quadril.1,2,3
Benefícios no uso do AMIC® Chondro-Gide®
Em ambas as técnicas por via artroscópica ou atráves de mini-artrotomia, a vantagem exclusiva de AMIC® Chondro-Gide® é alavancar o potencial de cura do próprio corpo. A cartilagem danificada é removida, e posteriormente técnicas de estimulação medular são utilizadas para trazer células para o defeito.
A membrana cobre o defeito e serve como uma camada protetora, que armazena as células e minimiza o impacto de forças de cisalhamento no super coágulo. Ao mesmo tempo, funciona como um ‘’telhado’’ de uma câmara biológica que se forma sobre o defeito. O material de colágeno biocompativel fornece um ambiente para o crescimento celular e é substituído por nova cartilagem ao longo do tempo.5
Desenvolvido para dar apoio à Regeneração: AMIC® Chondro-Gide®
Utilizado um acesso anterior minimamente invasivo, abra a articulação. Remova a cartilagem danificada e instável, até que uma borda estável e perpendicular envolva o defeito.
Para conseguir uma medida exata da lesão, posicione o template de alumínio que vem dentro da caixa do Chondro-Gide®. Corte sobre a marcação. Posicione o lado que fez face ao defeito sobre o lado liso do Chondro-Gide®.
Lembre-se de cortar o Chondro-Gide® entre 10-15% menor que o template, pois o Chondro-Gide® irá expandir quando umedecido. Se necessário, utilize uma caneta estéril para marcar o lado liso que irá fazer face à cavidade articular. A marcação “UP” pode não estar mais visível após ter sido feito o corte ou umedecimento da membrana.
Utilize um Ice Pick ou fio para perfurar o osso subcondral na base da lesão. Comece pela periferia da lesão e vá movendo ao centro da lesão em intervalos de 3-4 mm.5
Remova cuidadosamente o tecido residual e verifique se há sangramento subcondral adequado.
Aplique cola de fibrina diretamente no osso subcondral ao redor das perfurações.
Posicione o Chondro-Gide® dentro do defeito com o lado rugoso fazendo face a superfície do osso subcondral. Umedeça a membrana até que ela se encontre completamente saturada. Confira a posição da membrana. Após a aplicação da cola de fibrina, aguarde cerca de 5 minutos e utilize um bisturi para remover cuidadosamente o excesso de cola de fibrina. Para prevenir delaminação da membrana, certifique-se de que o Chondro-Gide® está completamente inserido dentro do defeito.
References
- VOLZ, M., et al. A randomized controlled trial demonstrating sustained benefit of Autologous Matrix-Induced Chondrogenesis over microfracture at five years. Int Orthop, Apr 2017, 41(4), 797-804) (Clinical study)
- JANELLI, E, et al. Arthroscopic treatment of chondral defects (Clinical study); in the hip: AMIC®, MACI, microfragmented adipose tissue transplantation (MATT) and other options. SICOT J, 2017, 3(43). www.sicot-org/articles/sicotj/abs/2017/01/sicotj170008/sicotj170008.html (Clinical study)
- Geistlich Pharma AG data on file (Bench test)
- GILLE, J., et al. Cell-Laden and Cell-Free Matrix-Induced-Chondrogenesis versus Microfracture for the Treatment of Articular Cartilage Defects: A Histological and Biomechanical Study in Sheep. Cartilage OnlineFirst, January 7, 2010, doi:10.1177/1947603509358721 (Pre-clinical study)
- STEADMAN, J.R., Microfracture Technique for Full-Thickness Chondral Defects: Technique and Clinical Results. Operative Techniques in Orthopaedics. 1997. 7(4), 300-304. (Clinical study)
