
Dente extraído - e agora?
O que acontece após a extração de um dente?
Após a extração de um dente, o osso e o tecido mole se retraem parcialmente se não forem tomadas contramedidas. Além de comprometer a estética, pode tornar o volume ósseo insuficiente para uma posterior colocação de implante ou formar espaços sob uma ponte dentária.
O preenchimento do alvéolo pós-extração com um substituto ósseo, imediatamente após a remoção do dente, pode manter o volume ósseo. Assim, também aumentam as possibilidades de um tratamento posterior bem-sucedido. Se um implante dentário for colocado logo após a extração do dente, os substitutos ósseos colocados ao redor do implante igualmente contribuem para a preservação do volume ósseo.
Sem medidas preventivas…
o alvéolo dentário vazio acaba se extinguindo, devido à degradação óssea natural. Em decorrência da redução do volume ósseo a estética pode ser comprometida após a colocação de um implante. No caso de uma restauração de ponte dentária, também pode se formar um espaço entre a ponte e a gengiva abaixo.
Com medidas preventivas…
o volume ósseo pode ser mantido a longo prazo, por meio de preservação do rebordo alveolar. Para isso, o alvéolo dentário é preenchido com um material de substituição óssea como Geistlich Bio-Oss® ou Geistlich Bio-Oss® Collagen. Estas medidas preventivas conferem flexibilidade na escolha da prótese dentária definitiva (implantação / restauração de ponte dentária).
Preenchimento do alvéolo dentário com biomateriais Geistlich como, por exemplo, Geistlich Bio-Oss® Collagen e Geistlich Bio-Gide®.
As informações contidas nesse site tem o propósito apenas informativo. Essas informações não substituem as prescrições e opiniões dos dentistas.

- Vídeo de informação ao paciente – Elevação do seio maxilar
- Vídeo de informação ao paciente – Aumentos ósseos menores
- Vídeo de informação ao paciente – Tratamento de alvéolo pós-extração
- Vídeo de informação ao paciente - Regeneração do tecido mole
- Vídeo de informação ao paciente - Tratamento de defeitos ósseos grandes
- Alvéolos pós-extração - Dente perdido – e depois?
- Enxerto ósseo menor - Quando os implantes se tornam viíveis
- Ganho de tecido queratinizado - Gengivas inflamadas – e agora?
- Ganho de tecido queratinizado - Gengivas inflamadas – e agora?
- Cobertura de recessão - Raiz do dente exposta – e agora?
- Elevação do seio maxiliar - Quando temos ausência de molares superiores
- Periodontite - Quando os dentes amolecem