Home / Pacientes de Odontologia / Implantes dentários

Implantes dentários

Princípios básicos para implantes bem-sucedidos

Os implantes dentários são uma solução confiável para a substituição de dentes perdidos, e a implantodontia ajuda milhões de pessoas a sorrir, rir e mastigar novamente sem preocupação. Quando o assunto é sucesso e segurança em longo prazo, é vital que esses dentes artificiais sejam cercados por osso estável e em quantidade suficiente.

Levando isso em consideração, os dentistas empregam diversas medidas para garantir que um implante possa ser instalado na quantidade necessária de osso. Eles escolhem a posição correta do implante dentro do arco e criam novo osso em locais com altura ou largura óssea insuficiente.

Por que regeneração óssea?

O que é um enxerto ósseo?

Em implantodontia, há diversos materiais disponíveis para realizar um enxerto ósseo.

Quais materiais seu dentista utiliza como enxerto ósseo para implante dentário?

Os dentistas podem, por exemplo,

  • adicionar um bloco ósseo pequeno coletado de qualquer local da boca ou, ainda, do quadril ou do crânio
  • adicionar pequenas lascas de osso coletado da boca
  • adicionar um substituto ósseo
  • criar um novo osso sob uma membrana de colágeno protetora
  • utilizar uma combinação dos materiais supracitados

Quando e como um novo osso é criado?

Há várias opções para decidir quando usar enxertos ósseos ao redor de implantes dentários, a fim de criar osso suficiente para um implante.

  • Fácil e menos invasivo: enxerto ósseo imediato no alvéolo após a extração do dente. O implante pode ser instalado alguns meses depois.
  • Rápido: os implantes são instalados logo após a extração do dente e são estabilizados com enxertos ósseos.
  • Solução flexível: o alvéolo pós-extração é deixado para cicatrização. O implante pode ser instalado posteriormente. O enxerto ósseo é realizado durante a instalação do implante.
  • Criar uma base primeiro: enxerto ósseo antes da instalação do implante para melhorar a altura, a largura e a qualidade do osso. O implante pode ser instalado alguns meses depois.

Por que é tão importante ter uma gengiva saudável?

Gengivas saudáveis são importantes tanto para o sucesso do implante quanto para a estética. Um fator é a espessura da gengiva e outro é sua qualidade ou resiliência.

Gengivas saudáveis oferecem proteção contra bactérias que entram no espaço entre o implante, a gengiva e o osso. Elasformam um colar protetor ao redor do colo do implante ― diferentemente da mucosa solta, como a encontrada perto dos lábios e das bochechas.

Gengivas mais espessas ajudam a prevenir o encolhimento do osso por baixo delas, e o osso permanece estável. Elas também contribuem para a aparência emgeral; por exemplo, garantindo que o implante não apareça por baixo da gengiva e que as mesmas apresentem boa forma. Para evitar problemas estéticos ou funcionais posteriormente, é possível manter as gengivas mais estáveis no decorrer ou antes da instalação do implante.


O que causa perda óssea ao redor do implante?

Assim como é possível ter problemas com infecções que afetam seus dentes (periodontite, doença periodontal, doença gengival), você pode ter problemas com um biofilme bacteriano nas roscas do implante. Isso pode causar inflamação na gengiva ao redor do implante, conhecida como mucosite peri-implantar. Pode até causar perda óssea ao redor do implante e uma doença chamada peri-implantite.

A peri-implantite é um pouco diferente de uma doença gengival. Por quê?

Porque um implante é instalado diretamente no osso, ao passo que um dente é cercado por muitas fibras que o protegem de invasão bacteriana. Uma infecção ao redor de um implante causa, portanto, perda óssea maior e mais rápida do que uma infecção ao redor de um dente.

Um implante dentário afetado por peri-implantite pode se soltar. Nesses casos, o tratamento da infecção é essencial ― isso pode envolver a abertura das gengivas para limpar completamente a superfície do implante. Muitas vezes, também faz sentido, após esse procedimento de limpeza, preencher o local novamente com um enxerto ósseo para dar suporte à nova formação óssea.