Home / Pacientes de Odontologia / Gengivas com retração

Como tratar gengivas com retração

Faça seu sorriso brilhar novamente

Sorrir e rir fazem parte do dia a dia. Todavia, ambos envolvem expor os dentes e a linha da gengiva. Se a retração das gengivas o faz se sentir constrangido e impede que você mostre seus dentes, talvez seja a hora de explorar opções que lhe deem confiança para começar a sorrir de novo.

Qual é a aparência de gengivas com retração?

Quando as gengivas se retraem, o tecido ao redor dos dentes recua ou se desgasta, expondo mais o dente ou a raiz. A linha da gengiva pode não mais envolver os dentes de maneira agradável. A presença de retração nas gengivas é um problema bastante comum, e há várias formas de tratá-la.


O que causa a retração da gengiva e quais são as consequências?

A gengiva pode retrair-se por diversos motivos.

A retração gengival leve pode ser pouco visível. Em casos de doença periodontal avançada, a retração gengival pode ser grave, grandes partes das raízes do dente podem ficar expostas e a papila gengival também pode retrair-se, causando sensibilidade nos dentes.

A doença periodontal avançada também causa mobilidade do dente, que é quando o dente fica solto em seu alvéolo. Mas, nesses casos de doença periodontal avançada, os dentistas também têm, hoje em dia, tratamentos altamente eficientes disponíveis para evitar a perda do dente. 

Ter raízes expostas não muda apenas a estética do seu sorriso. A retração gengival de um único dente já pode tornar o dente sensível a alimentos e bebidas quentes, frios, doces ou azedos, bem como aumenta o risco de desenvolvimento de cárie radicular.


Como é possível corrigir gengivas com retração?

Provavelmente você tenha muitas dúvidas e perguntas: como conseguir ter meu sorriso de volta e dizer adeus a problemas de sensibilidade? É possível que minha gengiva retraída cresça novamente? Como posso evitar que a retração piore ainda mais?

Por que regenerar tecidos moles?

Infelizmente, sua gengiva não crescerá de volta sozinha. Mas se o que estiver causando a retração delas puder ser identificado e eliminado, dentistas geralmente conseguirão mover a gengiva de volta para a posição original dela por meio de uma cirurgia de gengiva.

O material e a técnica que seu dentista escolher para a cirurgia de retração gengival também dependerão de a retração ser grande ou pequena, profunda ou superficial e de seus dentes estarem ou não soltos.


Como funciona a cirurgia de enxerto gengival?

Algumas técnicas cirúrgicas requerem apenas pequenas incisões na gengiva para que um resultado eficaz seja obtido, como a técnica de Pinhole. Outras abordagens envolvem realizar incisões um pouco maiores na gengiva e, depois, puxá-la cuidadosamente em direção aos dentes.

 

Muitas vezes, um material é colocado sob as gengivas para apoiá-las em sua nova posição. Isso pode envolver o seguinte:

  • Seu tecido: os cirurgiões-dentistas podem transplantar tecido do céu da boca, o palato, para a gengiva. Isso pode causar dor, desconforto e complicações durante a cicatrização.
  • Alternativas disponíveis: matrizes feitas de colágeno podem ser utilizadas para tratar retração gengival e apoiar o novo tecido gengival.

Utilizar uma matriz de colágeno em vez de um enxerto com tecido retirado do seu palato é muito menos doloroso e elimina a necessidade de criar um segundo local cirúrgico. Seu dentista poderá aconselhá-lo sobre a abordagem cirúrgica mais adequada à sua situação e personalizar seu tratamento.


Recuperação após cirurgia de enxerto gengival

Recuperar-se de uma cirurgia de enxerto gengival leva um tempo, e é importante seguir o conselho do seu dentista enquanto se recupera. Há alguns “o que fazer” e “o que não fazer” que você deve considerar:

O que fazer

  • Mantenha sua higiene bucal, mesmo caso o próprio local da cirurgia não deva ser limpo com uma escova de dente por um certo período de tempo.
  • Use antisséptico bucal conforme prescrito pelo seu dentista.
  • Trate eventual inchaço com compressas frias e úmidas.
  • Contate seu dentista caso você sinta dor.
  • Agende uma consulta de acompanhamento com seu dentista.

 

O que não fazer

  • Não negligencie a higiene bucal.
  • Não limpe a área cirúrgica com escova ou fio dental durante uma semana após a cirurgia. Normalmente, pode ser usada uma escova de dentes com cerdas macias para limpar os dentes à volta da ferida.
  • Não beba café ou álcool nem fume durante dois a três dias após a cirurgia.

Todavia, é importante lembrar que, se a causa da retração gengival não for tratada ― escovar os dentes com muita força, cerrá-los ou doença periodontal ―, a cirurgia de enxerto gengival pode ser em vão, e os resultados podem não ser duradouros.