Home / Profissionais Ortopedistas / Regeneração de cartilagens / AMMR old

AMMR®

O dano meniscal muitas vezes pode ser tratado apenas pela remoção parcial ou completa do menisco. Isso pode ter sérios efeitos na qualidade de vida de um paciente, pois muitos pacientes sofrerão alterações degenerativas precoces no joelho após a meniscectomia. Mais tarde na vida, eles podem até exigir procedimentos de substituição das articulações.

O Dr. Tomasz Piontek estava determinado a encontrar uma alternativa menos invasiva à meniscectomia e, através de sua pesquisa, desenvolver uma técnica para salvar o menisco.

Na técnica all-inside Arthroscopic Matrix-based Meniscus Repair (AMMR®) o menisco é envolvido em Chondro-Gide®. A superfície lisa da membrana de colágeno é direcionada para as superfícies articulares, seu lado áspero e poroso para a superfície meniscal.1,2 A membrana é fixada no menisco e o aspirado de sangue da medula óssea é injetado no espaço entre a membrana e o menisco. Nesta “câmara biológica” protegida, os fatores biológicos adicionais apoiam o processo de cicatrização.

A taxa de sucesso de 5 anos desta técnica de envolvimento do menisco foi avaliada em um estudo com 39 pacientes. Os pacientes foram divididos em 2 grupos: reparo de menisco isolado e reparo de menisco com reconstrução concomitante do LCA. O tratamento mostrou resultados clínicos de médio prazo e baseados em ressonância magnética muito bons para lesões meniscal complexas e uma taxa de sobrevida favorável.3

Os resultados observados no grupo do LCA corroboraram conclusões recentes na literatura que apontam para um risco de desenvolvimento de OA em pacientes com lesão do LCA.

​References

  1. Piontek et al., Pol Orthop Traumatol., 2012
  2. Piontek et al., Cartilage, 2016
  3. Ciemniewska-Gorzela et al., Cartilage, 2020
Marcelo Roggembaum

Gerente Nacional de Vendas e Marketing